Como usar e preservar a bateria do seu computador

Como acontece com vários produtos relacionados com a informática, as baterias estão cercadas de mitos:

Remover ou não a bateria quando se utiliza computador na tomada.
Tem problema comprar bateria não original?
Como reciclar corretamente uma bateria com defeito?
É considerado produto final ou consumível?

Iremos responder a estas questões. Qualquer dúvida, não hesite em contactar: https://mediatronik.net/contactos/

 

É verdade que devemos tirar o carregador da tomada quando a bateria está totalmente carregada?

Não. Se tem uma tomada à disposição e não precisa de mobilidade, é preferível manter o computador ligado à tomada. Todas as baterias possuem vida útil limitada pelo número de cargas. Ao utilizar a carga da bateria sem necessidade, está a exercer um desgaste desnecessário que contribuirá para abreviar a sua vida útil.

 

É necessário remover a bateria, caso se queira usar o computador ligado à tomada?

Não. Atualmente, as baterias de íons de lítio não possuem o efeito memória – ou vício, como é popularmente conhecido. Esse fenómeno era comum nas antigas baterias de níquel cádmio, que precisavam de ser totalmente descarregadas antes de iniciar uma nova recarga. Além disso, manter a bateria no computador evita que perca o seu trabalho em casos de falta de energia.

 

Deixar o computador sempre ligado, reduz a vida útil da bateria?

Se o computador estiver sempre ligado à tomada, não. A vida útil da bateria é medida pelo número de vezes que é recarregada, ou seja, o número de carga e descarga – ou ciclos. Se o computador permanecer sempre ligado à rede elétrica sem que o nível de carga da bateria seja alterado, a mesma não tem nenhum desgaste.

 

A bateria estraga, se deixar ‘ir a zeros’?

Sim. Quando o sistema operacional informa que o computador precisa ser ligado a uma tomada, pois a bateria está sem carga, na verdade, a bateria ainda tem uma quantidade mínima de energia para a manter funcional. Se deixar a bateria descarregada, guardada por um longo período de tempo, essa carga mínima de funcionamento esgota-se. Se isso acontecer, a bateria fica inutilizável.

 

Por que a bateria não ‘armazena’ carga?

A vida útil da bateria deve estar no fim. Provavelmente a bateria já atingiu o número de ciclos (recarga e descarga) suportado – algum valor entre 300 e 400. O tempo varia de acordo com o uso, mas as baterias não costumam durar mais do que dois anos a funcionar na sua máxima capacidade. Passado alguns anos, o desgaste natural faz com que a bateria não aguente mais do que alguns minutos longe da tomada. Nesse caso, a solução é apenas uma: a sua substituição.

 

Como reciclar corretamente uma bateria com defeito?

Leia o manual do equipamento. O fabricante é obrigado a especificar onde a bateria – e o computador – devem ser descartados. Caso não possua mais o manual, essa informação também pode ser encontrada no site do fabricante. O local apropriado, geralmente é um centro de assistência técnica autorizada. Nunca desmonte uma bateria ou a deite no lixo doméstico. Poderá deixá-la na MediaTronik para reciclagem.

 

Tem problema comprar uma bateria não original?

Se a bateria tem todas as especificações técnicas do fabricante, não. Para descobrir esses dados, remova a bateria original do seu computador e verifique a tensão (V) e a corrente elétrica (mAh), tanto de entrada como de saída. E, compare com as especificações da bateria que pretende comprar. Se todos os dados corresponderem, a bateria é totalmente compatível. Caso contrário, é melhor pedir ajuda para encontrar a bateria.

 

A bateria é considerada produto final ou consumível?

As baterias são produtos que sofrem desgaste elétrico e químico com o passar do tempo e a cada utilização, ou seja, uma bateria a cada carga (ciclo) perde capacidade. Dado esta característica enquadram-se dentro da categoria de consumível.

Segundo o Artigo 208º do Código Civil (Coisas consumíveis): São consumíveis as coisas cujo uso regular importa a sua destruição ou a sua alienação.

Poderá aumentar a vida útil da bateria mantendo-a sempre carregada e não a submeter a locais quentes e/ou húmidos.

Comercializamos baterias originais e genéricas. As nossas baterias genéricas são de alta qualidade, mesmo que pareçam discretas por fora, por dentro estão equipadas com a tecnologia mais recente. Em particular a electrónica de carga e o circuito de protecção.

Como usar e preservar a bateria do seu computador

  • Arraste os ficheiros para aqui ou
    Tipos de ficheiros aceites: zip, jpg, gif, png, pdf.
    Tamanho limite dos ficheiros 14MB
  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
error: Aviso: Conteúdo protegido.