Wi-fi – Qual o melhor sitio para posicionar o seu Router ou AP

Qual o melhor sitio para posicionar o seu Router ou AP

 

Hoje em dia a maior parte dos utilizadores usa equipamentos sem fios. E, muitos destes utilizadores têm problemas em certos pontos da casa, como por exemplo, o sucessivo desligar e ligar a ligação sem fios. A maior parte destes problemas ocorre devido à colocação indevida do router/ap ou do AP.

 

Este mau posicionamento deve-se ao facto, não porque a maioria das vezes o utilizador não sabe que o router/ap está num mau sitio, mas por preguiça dos instaladores do serviço de internet, que gostam de deixar todos os equipamentos juntos ao local de entrada do cabo na casa, para poupar tempo, material e trabalho.

 

Nesse sentido, o 1º ponto será obrigarem os instaladores a deixarem os equipamentos onde vocês querem! Se a casa for pequena, não haverá grande problema em ficar a um canto, dependendo dos obstáculos que tenham à frente (como poderão verificar mais à frente), mas se a casa for grande e quiser andar à vontade, convém que o local seja bem escolhido.

 

Para ajudar melhor a compreensão de como se propagam as ondas wi-fi, verifiquem o video:

 

Este é o perfeito exemplo de um router/AP mal colocado, pois as pessoas nos últimos quartos já quase não apanham sinal.

 

Quando se olha para uma casa típica, o número de obstáculos e pontos de interferência é incrível. Para evitar essesproblemas, a tentação é de situar o seu router sem fio num lugar no centro de sua casa. O que por vezes não é o mais correcto. É importante que se faça uma reflexão sobre quais os locais onde é mais importante apanhar sinal. Por exemplo, numa casa onde as casas de banho e cozinha se encontram num canto, talvez a melhor solução será colocar o router/AP no centro onde existe uma necessidade de maior velocidade, como é o caso da sala e dos quartos.

 

Outra questão importante numa casa de 2 andares, é colocarem o router/AP no piso onde a ligação seja mais importante,pois a placa do tecto/chão é das mais espessas de uma construção, pelo que a redução de sinal é drástica. O que por vezes, em perfeita posição vertical, o sinal de um andar para o outro fica apenas a 50%. É de igualmente evitar, que o sinal do Wi-fi tenha que atravessar a cozinha, pois devido às tubagens e aos electrodomésticos (principalmente o micro-ondas) o sinal cai drasticamente.

 

Estes são os princípios básicos de como e onde colocar o seu emissor de sinal Wi-fi. No entanto existem sempre soluções para complementar as falhas de sinal, mas por norma, obrigam-no a ter mais trabalho e a ter maiores gastos.

Qualquer dúvida e conselho que necessitem… Coloquem nos comentários!

 

No comments yet.

Deixe uma resposta